Bolo de cominhos à moda de Bilbo Baggins

« -Entre e tome uma chávena de chá! – conseguiu dizer, depois de respirar fundo.

– Uma cervejinha caía-me melhor, se não se importa, meu bom senhor – disse Balin da barba branca. – Mas não digo que não a um pouco de bolo… bolo de cominhos, se tiver.

– Tenho muitos! – deu consigo a responder, para sua surpresa, e depois deu consigo a correr para a adega, a fim de encher uma caneca de cerveja, e em seguida para uma despensa, onde foi buscar dois belos e redondos bolos de cominhos que fizera naquela tarde para petiscar depois do jantar.»

Tolkien, JRR (1937, 2001). O Hobbit. Publicações Europa-América: 18.

Quem leu a trilogia do Senhor dos Anéis de JRR Tolkien e/ou O Hobbit sabe que os hobbits são famosos por serem umas criaturas que adoram comer e beber! Nos livros encontramos várias descrições de verdadeiros repastos preparados e consumidos pelos aparentemente insaciáveis hobbits. Antes de ter lido os três livros que constituem a famosa obra de JRR Tolkien comecei por ler O Hobbit (que o autor publicou antes do Senhor dos Anéis), que narra as aventuras de Bilbo Baggins, o tio adoptivo de Frodo Baggins, e onde aparecem alguns dos personagens que terão um papel fundamental na estória do Senhor dos Anéis. O texto que citei anteriormente descreve a recepção que Bilbo faz a alguns convidados inesperados. Embora os hobbits sejam conhecidos, como disse, pelo seu apetite voraz, são também famosos por serem excelentes anfitriões, e Bilbo não é excepção. Um exemplo da variada gastronomia hobbitiana é este misterioso bolo de cominhos que neste fim-de-semana resolvi experimentar fazer. Pegando numa receita vista aqui, que há muito ansiava fazer, adaptei a confecção do bolo de beterraba e sementes de cardamomo, juntando-lhe cominhos e outras especiarias que imaginei fazerem sentido no universo fantástico de Tolkien. O resultado não me desiludiu! Delicioso e perfumado, este bolo de cominhos, beterraba e cardamomo apresentou-se com uma cor única, digna de fazer parte de um lanche preparado para human@s, hobbits e anões. Para acompanhar com amig@s, chá, café e/ou cerveja preta ou branca. Depois é só sair de casa dispost@ a lutar contra algum dragão e conseguir o tesouro perdido!

Bolo de cominhos à moda de Bilbo Baggins

4 ovos

150 g de manteiga amolecida

200 g de açúcar

250 g de farinha

1 colher de chá de fermento

300 g de beterraba crua ralada

raspa e sumo de 1 limão

1/2 colher de chá de cardamomo em pó

1/2 colher de chá de erva doce em pó

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de cominhos

amêndoas a gosto

No robot de cozinha ou numa taça adequada misturar o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos um a um, sem parar de bater. Acrescentar a beterraba ralada, a raspa e o sumo de limão, o cardamomo e o resto das especiarias. Juntar por fim as amêndoas e a farinha que se peneirou com o fermento. Untar uma forma de bolos com margarina e deitar-lhe a massa. Vai ao forno com 220º de temperatura durante 45 m.

Bolo de cominhos à moda de Bilbo Baggins

Bom apetite e boas leituras!

Outras tisanas:

The Tolkien Society

O Hobbit

JRR Tolkien

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s