Frango de Caril para Colorir um Livro

«Os temperos são bons para colorir. Um livro colorido com pó de caril e um bocadinho de cola diluída é tão brilhante e bem cheiroso que até dá vontade de comer.»

Sophie Benini Pietromarchi (2009). O Livro do Livro. Fazer um livro a brincar. Lisboa: Edicare Editora (42). 

A publicação de hoje é um pouco diferente. Em vez de vos falar de um livro com uma receita, falo-vos de como fazer um livro através de uma receita! Em O Livro do Livro Pietromarchi mostra como fazer um livro a partir de materiais tão simples como caixas de ovos, aparas de lápis ou até sementes de fruta ou feijões. Aproveitando para participar num passatempo da marca Vaqueiro proposta através do blog culinário da Colher de Pau, lembrei-me do saboroso frango de caril em cuja confecção tem sido ultimamente comum utilizar a margarina Vaqueiro – ideal para aves. Nesta receita, a especiaria utilizada – o pó de caril – pode servir perfeitamente como material a usar na ilustração de uma estória para um hipotético livro. Assim, fazer um livro pode mesmo ser comparado a fazer um… bolo! Ou fazer uma sopa! Um lombo assado com puré! Um bacalhau à Gomes de Sá ou então, por que não, um maravilhoso frango de caril!

Frango de Caril para Colorir um Livro

(para duas pessoas)

2 peitos de frango

margarina Vaqueiro – ideal para aves

caril em pó Rajah

2 iogurtes naturais

creme de côco

sal q.b.

açúcar q.b.

coentros q.b.

Numa frigideira derreta três colheres de sopa de margarina Vaqueiro antes de juntar os peitos de frango que cortou previamente em bocados pequenos. Tempere com sal. Enquanto espera que a carne coza, bata os iogurtes naturais à parte com um pouco de açúcar. Misture o creme de côco que ralou, entretanto, à carne de frango, juntando de seguida duas colheres de sopa de pó de caril. Mexa com a colher de pau de modo a que o frango absorva os sabores do caril e do côco. Junte meia colher de sopa de margarina Vaqueiro para dar consistência ao molho que entretanto se formou. Adicione os iogurtes e misture suavemente. Assim que o molho começar a ferver desligue o lume. Polvilhe com coentros.

Pode acompanhar com arroz branco e uma salada de tomate.

(2 notas: a margarina Vaqueiro, especial para aves, que foi utilizada deixa um aroma fantástico no ar, para além de fazer dispensar as horas de tempero a que habitualmente sujeitamos a carne de frango; o iogurte natural foi utilizado como substituto saudável das natas e/ou do leite de côco).

Frango de Caril para Colorir um Livro

Bom apetite e boas leituras!

Outras tisanas:

O livro do livro

Caril

Vaqueiro

2 thoughts on “Frango de Caril para Colorir um Livro

Deixar um comentário