Carne de Porco à São Martinho

«No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.»

Ditado Popular

«Num dia de tempestade, um valente soldado chamado Martinho ia montado no seu cavalo, quando viu um mendigo tremendo de frio que lhe estendia a mão suplicante. Sem hesitar Martinho parou o cavalo e com uma espada cortou ao meio a sua capa de militar dando metade ao mendigo. Subitamente, a tempestade parou e o céu ficou límpido com um sol de Estio que inundou a terra de luz e calor. Há quem diga que, para que não se apague da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo santo, todos os anos nesta época cessa por alguns dias o tempo frio e chuvoso, mostrando-se um céu e uma terra sorridentes com a bênção dum sol quente e miraculoso.»

Lenda Popular

Pois é! Dia 11 de Novembro foi dia de S. Martinho! Procurei, pensei, perguntei, mas não consegui encontrar, lembrar ou saber de alguma estória que integrasse castanhas ou magustos! Excepto as quadras, ditados e lendas populares que, desta vez, optei por colocar aqui. Será que alguém se lembra de algum romance/poema/etc., que mencione esta boa tradição?

Bem, de qualquer modo, o que importa – ao estômago, pelo menos –  foi feito! Um apetitoso prato de carne de porco com castanhas para comemorar o São Martinho. Talvez para o ano consiga encontrar o equivalente literário!

Carne de Porco à São Martinho

(para 2 pessoas)

1 lombinho de porco

castanhas q.b.

3 colheres de sopa de margarina

dois copo de vinho branco

sal q.b.

4 dentes de alho picados

3 folhas de louro

colorau q.b.

pickles q.b.

1 limão

azeitonas pretas q.b.

Com algumas horas de antecedência (pelo menos 4 horas) tempere o lombinho – que cortou em pedaços pequenos – com o sal, os alhos, as folhas de louro, o colorau e o vinho. Coza as castanhas com casca depois de as golpear com a faca. Quando as castanhas estiverem cozidas, coloque uma frigideira com fundo ao lume. Adicione-lhe a margarina e depois desta derreter coloque os pedaços da carne, guardando o molho que se formou do tempero. Enquanto a carne frita, descasque as castanhas. Adicione o molho do tempero e deixe ferver em lume baixo durante dois minutos. Misture as castanhas com a carne e retire a frigideira do lume. Tempere com o sumo do limão.

Decore com pickles, azeitonas e gomos de limão.

Carne de Porco à São Martinho

Bom apetite e boas leituras!

Outras tisanas:

São Martinho

Lenda

Magusto

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s