Caldo verde às segundas

«Era costume na época, como saberás, as senhoras de alta sociedade terem os “seus pobres”. A minha mãe não destoava dos ditames morais do Estado Novo. Ela, que comigo sempre foi seca e distante, às vezes sabia ser preciosa e, sempre que se tratava do seu pobre, conseguia mesmo ser a melhor de todas. O pobre da senhora dona Maria Adelaide era o mais bem vestido – mas sem ostentações – o mais bem tratado – mas sem aproximações indevidas – o mais bem instalado – mas sem veleidades – de todos os pobres da paróquia e, quem sabe, até mesmo de todas as paróquias da cidade. Às segundas, caldo verde. Às terças, sopa de nabo. Às quartas, massada de peixe. Às quintas, creme de ervilhas. Às sextas, sopinha de cenoura. Aos sábados e domingos, canja de galinha.»

Filipa Melo, in VVAA (2005). Contos que Contam. Lisboa: Centro Colombo.

Posso dizer que, definitivamente, o caldo verde é a minha sopa preferida. É a SOPA! E tão simples de fazer!!! Quem diria que, para confeccionar tal caldo delicioso e tão reconfortante destes dias e noites de quase-Inverno, apenas precisaria de algumas batatas e uma couve galega? Caldo verde às segundas, às terças, às quartas, …. (desculpem-me lá ó sopa de nabo, sopa de cenoura e canja!)

Caldo verde às segundas

(rende o que render – aqui em casa vai num instante!)

5 batatas

couve galega preparada para caldo verde

azeite

sal

rodelas de chouriço/chourição/paio

Numa panela da sopa coloque as batatas descascadas e em pedaços. Encha com água até cobri-las. Deixe ferver e espere até as batatas ficarem cozidas. Desligue e passe com a varinha mágica. Tempere com sal. Deite-lhe o preparado de couve e volte a ligar o lume. Espere até a couve estar cozida. Entretanto corte o chouriço em rodelas. (Aqui importa que o chouriço seja de boa qualidade, uma vez que vai dar todo o sabor à sopa. Eu usei um paio de porco preto de levar qualquer um às lágrimas, de tão bom que este era!). Quando o caldo estiver pronto, tempere com azeite e adicione-lhe as rodelas de chouriço.

Caldo verde às segundas

Bom apetite e boas leituras!!

Outras Tisanas

Caldo verde – wiki

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s