Pipas de Massa Chinesa

«Há muito, muito tempo, bastante longe daqui, havia um mercador muito rico, que dava pelo nome de Pipas de Massa. Pipas era de longe o homem mais rico do país. Tinha tudo o que o dinheiro era capaz de comprar. Mas tinha um pequeno problema, só um. Por muito dinheiro que Pipas ganhasse, não era feliz. Por muitos palácios, carros velozes, ou elegantes carruagens que comprasse, continuava a ser um velho tristonho e infeliz.»

Madonna (2005) Pipas de Massa. Dom Quixote. Ilustração: Rui Paes. Trad. Miguel e Susana Serras Pereira

Pipas de Massa é o 5º livro infantil escrito por Madonna e conta a história do sr. Pipas de Massa que apesar de ser muito rico não é feliz. Assim, enquanto no conto de Madonna a palavra massa é associada a dinheiro, aqui associei a massa ao hidrato de carbono, acompanhamento versátil e variado típico da gastronomia do sul e não só. Uma das minhas massas preferidas e eficazes para aqueles dias em que não se tem o tempo ou os ingredientes necessários para criar um prato “composto” são as massas chinesas ou noodles, vendidas em qualquer hipermercado. Rápida e saborosa, a massa chinesa permite acompanhar bem praticamente qualquer ingrediente que tenha ou (no meu caso) reste ainda no frigorífico. Desta forma, consegui aproveitar um par de febras que restaram do dia anterior, e umas quantas coisas que esperavam no frigorífico pelo seu destino.  Embora não tenha grande massa no bolso como o sr. Pipas de Massas, o certo é que hoje fui feliz com esta massa chinesa a aconchegar-me o estômago!

Pipas de Massa Chinesa

(duas pessoas)

Uma meada e meia de massa chinesa

2 febras de carne de porco

salsichas

chourição

1 cenoura

meia cebola

azeitonas recheadas com pimento vermelho

sementes de sésamo

óleo de sésamo

molho de soja

sal

Num wook aqueça um pouco de óleo de sésamo (ou qualquer outro) e adicione a cebola e a cenoura que cortou às tiras. Quando os vegetais estiverem macios junte as salsichas às rodelas e aguarde.  Assim que as salsichas se apresentarem coradas, junte as febras e o chourição que cortou igualmente às tiras. Tempere com molho de soja e mexa. Entretanto, coloque a água a aquecer para cozer a massa chinesa. Junte um pouco de sal. Assim que a água ferver adicione a massa chinesa e deixe cozer durante 5 minutos. Retire a massa da água e misture tudo no wook. Decore com azeitonas e sementes de sésamo.

Pipas de Massa Chinesa

Pipas de Massa Chinesa

Bom apetite e boas leituras!

Outras Tisanas:

Madonna

Pipas de Massa 

Noodles

2 thoughts on “Pipas de Massa Chinesa

  1. E assim se caminha para poupar pipas de massa em comida “pré cozinhada” ou mesmo já pronta. Não posso deixar de me indignar quando vejo comprar uma taça de sopa embalada, para saciar a fome a um pequenote que anseia por um bom prato de sopa, feito pela sua mamã.

    Enfim modernices!

    • Também não me atrai esse tipo de comida. Em geral, a pressa não justifica comer mal ou pouco saudavelmente… E que bem que sabe uma sopinha caseira! Então e se for da mamã… mnham!;)

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s